A catarata é a perda de transparência da lente natural do olho. Dentro do olho humano existe uma lente transparente, responsável pelo foco e pela nitidez da imagem. Essa lente natural é chamada cristalino.

Se a lente natural, ou seja, o cristalino, perder sua transparência, a imagem ficará embaçada. A perda de transparência do cristalino recebe o nome de Catarata.

Catarata
As pessoas com catarata começam a notar uma perda progressiva na nitidez da imagem. As cores vão perdendo o brilho e as imagens começam a ficar embaçadas. Além disso, é comum os pacientes queixarem de sensibilidade aumentada à luz.

No início, os sintomas são leves, mas podem progredir e abaixar a visão de forma significativa, deixando as imagens completamente nubladas. Esse processo se dá de forma progressiva e pode atingir os dois olhos ou um olho de cada vez.

A noite a visão do paciente com catarata torna-se ainda pior, gerando grande insegurança para a pessoa sair de casa a noite, dirigir e mesmo atividades domésticas como assistir televisão.

A catarata está geralmente relacionada à idade, porém algumas doenças como o diabetes, artrite reumatóide, doenças congênitas, uso prolongado de medicações (ex: cortisona) e também os traumas oculares podem levar à formação da catarata.
Com o auxílio de aparelhos específicos, o oftalmologista consegue identificar a catarata e classificar seu estágio evolutivo.O paciente com sintomas de visão embaçada deve procurar um especialista e fazer uma avaliação completa.
O tratamento da catarata é essencialmente cirúrgico e consiste na remoção do cristalino nebuloso. Atualmente, existem técnicas mais modernas e principalmente mais seguras para remoção do cristalino, garantindo um recuperação extremamente rápida.

Na Laser Vision utilizamos a moderna técnica de facoemulsificação. Com essa técnica, todo o cristalino é aspirado através de uma microincisão (2 milímetros), aumentando a segurança do procedimento.

O cristalino é então removido e o mesmo deverá ser substituído por uma lente intra-ocular. A cirurgia de catarata através da microincisão permite uma recuperação da visão quase imediata, sem a necessidade de pontos.

Técnica de cirurgia de catarata por micro-incisão:
Cirurgia de catarata por micro-incisão
Atualmente o consenso médico é de que a catarata deve ser operada nos seus estágios iniciais, ao contrário do que era feito no passado. Isso se deve ao fato de a cirurgia ser muito mais rápida e principalmente segura quando a catarata está no início.

Portanto, a orientação atual é que a cirurgia seja realizada logo que a pessoa comece a apresentar os sintomas da catarata.
Após a remoção do cristalino nebuloso (catarata), uma lente intra-ocular deverá ser implantada para que seja retomada a nitidez da visão. É muito importante que seja implantada uma lente de qualidade, para que além de segurança, o paciente tenha uma ótima visão.

Na Laser vision, utilizamos uma lente intra-ocular dobrável e de alta qualidade, permitindo que a mesma seja implantada através de um micro orifício e resulte numa visão de alta definição.

Lente intra-ocular implantada após cirurgia de catarata:
Lente intra-ocular implantada
Existem atualmente diversos tipos de lente intra-oculares. Os modelos mais antigos são feitos de material rígido, exigindo uma abertura do globo ocular maior para ser implantada. Como consequência, a recuperação visual será mais lenta e haverá maior indução de astigmatimo.

Os modelos mais novos de lente intra-ocular são feitas de materia maleável, permitindo que a lente seja dobrada e inserida no globo ocular através de uma incisão milimétrica (aproximadamente 2,7mm). Como consequência, a recuperação visual muito mais rápida e não haverá indução de astigmatismo.

Na Laser Vision, utilizamos somente os modelos mais modernos de lentes intra-oculares, tornando a cirurgia o mais segura possível e permitindo a recuperação visual praticamente imediata.

Mais recentemente, foram lançadas as lentes intra-oculares Tóricas, capazes de corrigir também o astigmatismo, caso o paciente apresente também esse problema. As lentes intra-oculares tóricas são também dobráveis e inseridas por micro-incisões.

Essas lentes ficam posicionadas num meridiano pré-determinado, para a compensação do astigmatismo. Por último, foram recentemente lançadas as lentes intra-oculares Multifocais, que permitem uma boa visão para longe e perto, corrigindo além da Miopia e Hipermetropia, também a vista cansada.

Essas lentes possuem pequenos círculos concêntricos, que através do fenômeno de apodização, são capazes de gerar múltiplos focos.

Lente intra-ocular multifocal:

Apodização da lentes:
Novos tipos de Lentes Intra-oculares Multifocais:

Na Laser Vision temos uma grande e extremamente positiva experiência com as Lentes Multifocais e nossos pacientes têm ficado extremamente satisfeitos com o resultado.
Para o cálculo da lente a ser implantada em cada pessoa, é utilizado um aparelho chamado biômetro, que irá definir o grau da lente mais apropriado para cada pessoa.

Na Laser Vision utilizamos os moderníssimos modelos de biômetro (IOL Master e Biômetro de Imersão), permitindo um cálculo bastante preciso da lente a ser implantada.
A lente implantada no olho tem duração permanente, não necessitando ser substituída com o tempo.
Para a moderna cirurgia da catarata, não é necessário que o paciente permaneça internado, podendo ter alta minutos após a cirurgia.
A anestesia da moderna cirurgia da catarata é feita somente a base de colírios e os pacientes ficam completamente confortáveis durante todo o procedimento. Na moderna cirurgia da catarata não são necessário pontos e a recuperação da visão é quase imediata.

Os pacientes podem sair da cirurgia caminhando e já enxergando.
Nas mãos de cirurgiões experientes, como na Laser Vision, a cirurgia leva em média 15 minutos.
Os pacientes podem retornar às suas atividades profissionais em poucos dias. Toda a medicação pós-operatória é a base de colírios.

A moderna cirurgia da catarata ao restabelecer a visão de nossos pacientes vai lhes proporcionar uma maior independência e como consequência uma melhor qualidade de vida.
Uma vez realizada a cirurgia, o paciente fica definitivamente livre da catarata.
Antigamente era necessário esperar a catarata ficar "madura", ou seja avançada para a realização da cirurgia. Hoje em dia, com as modernas técnicas e aparelhos, a recomendação consensual é que a cirurgia seja indicada nas fases iniciais da catarata, pois a cirurgia torna-se muito mais rápida, fácil e segura.

Além disso, o tempo de recuperação é menor quando a cirurgia da catarata é realizada nos estágios iniciais.
Além da completa formação científica do Dr. Marcelo V. Netto e sua Equipe, a clínica Laser Vision conta com instalações e equipamentos de última geração que garantem uma maior precisão nos resultados.

Mais importante entretanto, é o fato de que na Laser Vision os pacientes são recebidos num ambiente extremamente acolhedor.

Além de todos os pacientes receberem um tratamento personalizado, o tempo para conversa com o paciente, a atenção dos funcionários e principalmente a dedicação do Dr. Marcelo geram uma relação de confiança e amizade com os pacientes.

Aguadaremos ansiosamente por sua visita, com o intuito de lhe proporcionar uma melhor visão e consequentemente uma maior qualidade de vida após a moderna cirurgia de catarata.

Um forte abraço e sempre a sua disposição,Dr. Marcelo V. Netto

Principais Novidades:

Lente Intra-Ocular Multifocal - Correção da visão de longe e perto.

Lente Intra-Ocular Asférica - Máxima qualidade de visão.

Lente Intra-Ocular Tórica
- Qualidade e precisão na correção do astigmatismo

Cirurgia Ocular a Laser
Saiba tudo sobre a cirurgia a laser para Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo.

Novidades
Tecnologia com Interferometria Óptica para cálculo das Lentes Intra-Oculares
Correção do Astigmatismo simultâneo à cirurgia de Catarata
Correção da Presbiopia (Visão de longe e de perto, com lente multifocal.
Correção a Laser da Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo
Dicas antes de realizar sua cirurgia
Quando devo operar?
Conheça nossos Projetos Sociais
© Copyright 2007 - Laser Vision- Todos Direitos Reservados - Desenvolvido por: SITE007.com